A Formação como Plataforma
para a Qualidade dos Cuidados
O Plano de Formação Contínua, para a reião Sanitária de Bafatá, foi planeado em equipa ASP/Direcção Regional de Saúde e Responsáveis pelos programas, tendo por base as avaliações efectuadas e as recomendações dos concelhos executivos de avaliação mensal.
De acordo com esta política, iniciámos o programa de formação dando prioridade à formação das Parteiras Tradicionais (Matronas) porque, mesmo não fazendo parte integrante do serviço nacional de saúde, constituem grandes aliadas do sistema. São elas que podem manter dinamizadas e funcionais as USB e contribuir eficazmente para a adesão ao parto hospitalar, um dos grandes objectivos deste projecto .
Acções de Formação realizadas para Agentes de Saúde Comunitários, e Voluntários
"Programa de reciclagem para Parteiras Tradicionais" Pretendeu-se com esta acção, para além de reforçar os conhecimentos relativos à vigilancia durante a gravidez, parto, puerpério e cuidados ao RN, promover o parto hospitalar, através da valorização do papel das matronas na identificação e refenciação das situações de ARO.
Foram realizados 3 programas, com uma carga horária de 30 horas cada, atingindo-se um total de 78 Matronas.
"Programa de Reciclagem para Agentes de Saúde de Base"Participaram nesta acção 30 ASB, que teve uma carga horária de 30 horas. Foram reforçados os conhecimentos e as competências técnicas da prevenção, tratamento e referenciação das doenças mais prevalentes: Paludismo, diarreias, Desnutrição, IRA, Anemias de entre outras.
"Promover a Saúde - Prevenir a Doença" Formação para 60 Voluntários destinada a prevenir as patologias mais prevalentes na região: paludismo, diarreias, ITS / HIV / SIDA e TB.
Formação / Capacitação de Trabalhadores de latrinas
Esta formação foi realizada durante a construção da USB na tabanka do Sado e nela participaram oito elementos (homens) da tabanca.
Espera-se que desta acção resulte a cooperação destes elementos no apoio à construção de outras latrinas na comunidade.
Acções de Formação realizadas para Técnicos de Saúde
“Trabalhadores de Saúde Agentes de Mudança” Acção de formação para trabalhadores não diferenciados do HR e CS da região de Bafatá. Esta formação foi orientada essencialmente para os aspectos da Higiene e Biossegurança /prevenção da transmissão e manejo de casos de cólera.
“Introdução de novas vacinas”
Formação para profissionais de saúde, nela participaram todos os T. Saúde das diferentes Áreas Sanitárias da região.
“Melhorando a Qualidade da Prestação”
Acção de formação para 27 técnicos de saúde, onde foram reforçados os aspectos técnico-cientificos relacionados com a prevenção, despiste e tratamento das patologias mais prevalentes: paludismo, HIV/SIDA, IRA, Diarreias, Cólera e TB.
“Usando a Informação para a Acção”
Acção de formação para técnicos de Saúde, na área da informática, teve início a 11 de Agosto e irá manter-se ao longo do projecto, pretendendo atingir o máximo de profissionais.
"Actualização sobre Partograma"
Formação para profissionais de saúde, teve uma carga horária de 16 horas e nela participaram todas as parteiras da região e os responsáveis pelos CS.
“Gestão de dados estatísticos”
Destinado a técnicos de saúde dos vários grupos sócio profissionais, teve como objectivo, melhorar a recolha e notificação de indicadores de saúde.