Para além das actividades relacionadas com estas campanhas, planificação, execução e avaliação, a equipa do projecto tem mantido as actividades ligadas à prestação de cuidados, privilegiando os cuidados materno infantis, quer nos CS quer em estratégia avançada, a formação, o trabalho de parceria com as ONG locais em particular no capítulo da educação informação para a saúde.
Contentores
A destacar neste primeiro trimestre a chegada de dois contentores com materiais e mobiliário de escritório e hospitalar, doado por instituições portuguesas da zona de Coimbra, nomeadamente Administração Regional de Saúde do Centro e o Centro Hospitalar. Com este material foram equipadas as USB do Sado e Caone, reforçado o CS de Cambadjú, Unidades de saúde construídas/ reabilitadas no âmbito do projecto. O restante material foi entregue à Direcção Regional de Saúde para reforçar outros CS também com grandes carências. O processo desalfandegamento foi muito moroso e difícil, exigindo da equipa, muitas deslocações a Bissau, muitas reuniões com os vários departamento do estado: Saúde, Património, Plano, Finanças, Transportes e Alfandega.
O Coordenador Geral na Sede da Saúde em Português
Dr. Humberto VitorinoA visita do Coordenador Geral do Projecto ao terreno para avaliação, deu um contributo importante à equipa em termos de motivação, reforço do espírito de equipa, procura de soluções, complementaridades, apoios e parcerias que facilitem a concretização dos objectivos do projecto. Destes conctatos resultou a oferta do Sr Governador da Provícina Carlos Abdulai Djaló, de um terreno em Bafatá, para construção de instalações para que a Saúde em Português se instale na região e possa dar continuidade ao seu trabalho de solidariedade e cooperação.
Recebemos também a visita de Voluntários da “Memórias e Gentes” que nos confiaram materiais escolares e medicamentos, para em seu nome os doarmos às populações mais carenciadas. Fizemos a distribuição pelas escolas e pelos CS com maiores dificuldades.
Reabilitação do Centro de Saúde de Cambadjú
A vista de avaliação ao terreno do Representante da EU, Dr Giorgio Calistri, envolveu muito trabalho de preparação. Foram visitados os CS de Gã-Turé e Cambadjú, este último reabilitado no âmbito do projecto e a USB de Caone, construído pelo projecto.
A visita decorreu de acordo com as nossas expectativas. Os Técnicos de Saúde destes CS demonstraram que com o apoio e intervenção do projecto foi possível introduzir algumas mudanças facilitadoras do desempenho, da motivação, da qualidade e da acessibilidade.USB de Caone
A visita à Unidade de Saúde de Base (USB) de Caone permitiu ao Dr Giorgio Calistri, ver e sentir o reconhecimento da comunidade pela intervenção da ASP /EU naquela tabanca, USB que vai servir cerca de 1.000 pessoas não só de Caone mas de tabancas limítrofes.
O representante da UE e a coordenadora do Projecto visitando a escola de Caone
Nesta tabanca “forçámos” a visita do representante da EU à escola onde 90 crianças frequenta 0 1º ciclo do ensino básico, com o apoio de “Professores” Comunitários (jovens adultos que sabem um pouco mais…mas sem competências pedagógicas ...) único acesso possível à escola……Tem vindo a ser preparada pelo Ministério da Saúde com o Apoio da UNICEF, a implementação de um programa que pretende dar resposta ao Conselho Regional da UNICEF para a Africa Oeste no que diz respeito ao alcance do objectivo do Milénio, no capitulo da redução da mortalidade infantil - “Apoio ao Desenvolvimento da Abordagem Comunitária das Intervenções da sobrevivência da Criança na Guiné-Bissau" .
Foram seleccionadas 5 Regiões incluindo Bafatá para por em prática algumas dessas estratégias de aceleramento do processo. Trata-se de conferir competências familiares e a quem cuida da criança: “Práticas Familiares Essenciais” que podem ser resumidas em 4 princípios: aleitamento materno; utilização dos mosquiteiros impregnados; lavagem das mãos com sabão e Cuidados / tratamento da Diarreia com SRO / Zinco.
Como em todas as iniciativas para promoção da saúde da mulher e da criança, Saúde em Português foi convidada a estar presente na apresentação e discussão da proposta que vai ser implementada nas 5 Regiões piloto no Mês de Julho do corrente ano.
Esperamos poder contribuir para que Bafatá seja uma referência na implementação deste projecto, muito ambicioso mas fundamental à sobrevivência da criança e no qual temos orgulho em participar.Dia Internacional do Enfermeiro comemorado em Bafatá
Saúde em Português, em parceria com a Direcção Regional e, no âmbito do projecto - Mais Saúde Melhor Saúde por Bafatá - para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro organizou umas Jornadas Comemorativas subordinadas ao tema “A ética do Cuidar”.
Sem comentários:
Enviar um comentário