quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Instalação no terreno e organização da logística



A acção teve início no dia 22 de Fevereiro de 2008, com a deslocação e instalação no terreno da Equipa Expatriada (uma médica e duas enfermeiras, que se juntaram ao logístico, presente em Bissau desde o dia 18 desse mês), acompanhada do coordenador do projecto na Sede da Associação Saúde em Português.

Esta primeira actividade decorreu conforme previsto, tendo sido realizadas as reuniões agendadas para Bissau e Bafatá nas três primeiras semanas, a saber:
* Reunião com a Sr.ª Ministra da Saúde da Guiné-Bissau – Dr.ª Eugénia Saldanha Araújo e Director do Plano – Dr. Augusto Paulo Silva;
* Reunião com a Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau – Dr. Arnold Jacques de Dixmude (Desenvolvimento Rural) e Dr. Romain Boitard (Programas das ONGDs);
* Reunião com o Adido para a Cooperação da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau;
* Reunião com a Direcção Regional de Saúde de Bafatá;
* Visitas ao Hospital Regional de Bafatá e Centro de Saúde de Geba.
Neste período fomos recebidos em audiência pelo Sr. Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau e também pelo Sr. Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau.

A instalação definitiva da equipa em Bafatá sofreu um atraso de dois meses após a chegada ao terreno, devido a problemas inultrapassáveis relativos aos atrasos no desalfandegamento do contentor que transportava todo o equipamento para a residência e escritório, bem como devido ao atraso nas obras de reabilitação do edifício arrendado para a sua instalação.

Esta situação obrigou à instalação temporária da equipa no Hotel de Bafatá nos primeiros dois meses, com todas as dificuldades logísticas e de funcionamento da equipa daqui decorrentes, e também ao grave acréscimo das despesas previstas e orçamentadas para esta actividade.

A viatura adquirida para a execução das actividades no terreno apenas foi disponibilizada no mês de Abril (por constrangimentos na chegada do mesmo ao porto de Bissau e correspondente desalfandegamento), o que obrigou ao aluguer de uma viatura neste período, com o consequente aumento de despesas, também não previstas no orçamento.

Apesar destas dificuldades, a equipa iniciou os seus trabalhos, em estreita ligação com a Direcção Regional de Saúde, dando corpo às principais actividades previstas no plano de acção do Projecto “Mais saúde, melhor saúde por Bafatá”.

Sem comentários:

Enviar um comentário